Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Círio de Icoaraci atrai 150 mil pessoas para homenagear Nossa Senhora das Graças

Compartilhe:
createthumbnail-1

Aproximadamente 150 mil pessoas saíram em procissão pelas ruas de Icoaraci, na manhã deste domingo, 26 para celebrar o Círio de Nossa Senhora das Graças, padroeira do distrito, segundo a coordenação da romaria. Com o tema “Maria, uma mulher vestida com o sol”, o 65º Círio de Icoaraci iniciou com uma missa, celebrada pelo Pároco do distrito, Padre Agostinho Cruz, na Igreja de São Sebastião, localizada na orla do Cruzeiro.

O casal Francisca Sena e Ronaldo Gonçalves acompanharam a celebração e se emocionaram diante da imagem. “Todo ano acompanhamos a missa inicial, para nós é sagrada. Este ano não acompanharemos a procissão, por causa do almoço que está sendo preparado na nossa casa, pois iremos receber pessoas de outros municípios, mas estamos aqui pedindo a benção de nossa mãe para que proteja a nossa família”, contou a aposentada.

Após a missa, a imagem foi colocada na berlinda e seguiu em procissão até a Igreja Matriz. Os devotos, caminhavam juntos em oração. Foi o caso do autônomo, Francisco Assis que seguiu o percurso com uma imagem de Nossa Senhora das Graças. “Eu faço parte de um grupo de oração e certo dia, após uma novena realizada na minha casa, eu esqueci uma vela acesa em cima do andor que ficava a imagem, esse andor ficava em cima do som, acabei esquecendo a vela acesa e dormi. Quando acordei de manhã, a imagem estava virada sobre o andor onde tinha pegado fogo, com isso o fogo não desceu e não se espalhou pela casa. Desde esse dia, acompanho o círio segurando a imagem que caiu por cima da vela”, lembrou emocionado.

Símbolo de fé entre os participantes do Círio, a corda de 220 metros puxava a berlinda com a força dos seus promesseiros. “Fiz uma promessa recentemente, ainda não consegui, mas tenho fé que ela irá se realizar graças à intercessão de Nossa Senhora das Graças”, declarou a doméstica Elisângela Silva, agarrada na corda.

A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (ADIC), apoiou a programação com mais de 15 agentes da Guarda Municipal, distribuídos em viaturas e motocicletas atuando na segurança da procissão, agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) organizaram o trânsito durante o trajeto da berlinda, cerca de 20 voluntários da Defesa Civil Municipal ajudaram no socorro dos fiéis e agentes de limpeza da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) realizaram a coleta e varrição no trajeto do círio, após a procissão.

A Festividade de Nossa Senhora das Graças segue até o dia 11 de dezembro, com apresentações culturais e religiosas, na Praça Matriz de Icoaraci.

Por Victor Miranda

Deixe seu comentário: